Projeto pedagógico 2022/2024

A SEEI é uma instituição de ensino com 23 anos de tradição, que sempre buscou desenvolver um trabalho de qualidade para as crianças e famílias que firmam conosco grandes laços de confiança. Sem dúvidas, foi esta longa história e forte rede de apoio que nos deu condições de atravessar um dos maiores desafios em 2020.

O difícil momento que a crise sanitária nos expôs, exigiu resiliência, criatividade, coletividade e muita esperança. Definitivamente, não foi fácil para nenhum de nós, entretanto, sabemos que foi um período essencial para compreendermos e nos alinharmos melhor à filosofia do nosso trabalho. Sendo assim, ao retomarmos as atividades presenciais, vimos que seria necessário uma redefinição dos nossos caminhos, para um fortalecimento da nossa identidade como instituição de ensino para bebês e crianças pequenas. 

Nosso compromisso com a educação infantil é baseado em três pilares fundamentais: socioemocional, socioambiental e bilíngue. Cada um desses pilares desempenha um papel crucial em nossa abordagem educacional, contribuindo para o desenvolvimento integral de nossas crianças.

Estes pilares não são apenas palavras em nossa filosofia, mas sim compromissos que sustentam nossa abordagem educacional diária. Continuaremos a dedicar esforços e recursos para garantir que esses princípios sejam vivenciados por todas as crianças das Sementinhas Encantadas Escola Infantil.

Agradecemos pelo apoio contínuo de nossas famílias e pelo compromisso com a educação de qualidade que oferecemos. Estamos ansiosos para continuar a jornada educacional ao lado de seus filhos, fortalecendo esses fundamentos e moldando um futuro brilhante para eles.

Desta forma, a Equipe SEEI vem se mobilizando com o objetivo de rever seu Projeto Político Pedagógico, com a intenção de definir novas abordagens pedagógicas. Sabemos que o PPP é um documento construído coletivamente, com a comunidade interna e externa, portanto, estaremos sempre convidando as famílias para contribuírem conosco.  Nossas pretensões são inúmeras, e temos a ciência que o processo de reformulação de um PPP exige tempo, dedicação, trocas e estudo, por isso estimamos o tempo médio de um a três anos até alcançarmos um documento completo. Resumidamente, continuaremos a fortalecer os principais eixos que servem como base do nosso PPP, seguem abaixo:

Continuaremos a fortalecer o projeto pedagógico de 2022/2024, o qual foi apresentado no ano passado.

A Proposta Pedagógica que norteia a Sementinhas Encantadas Escola Infantil está  fundamentada na concepção de criança de zero à cinco anos de idade, que vê a criança como um ser em desenvolvimento, sujeito ativo na construção do seu conhecimento e inteirado com o seu meio. O currículo inserido nesta proposta assegura a formação básica comum, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais, a localização da instituição, a adversidade social e cultural da criança e o conhecimento que se quer socializar com a mesma. Nesta proposta também acatamos os princípios éticos, políticos e estéticos para que as crianças e suas famílias sejam incluídas em uma vida cidadã, sendo sujeitos ativos, inteirados a um meio, na construção do conhecimento e de valores. Nossa proposta tem o caráter da flexibilidade uma vez que estamos dispostos a mudar e a alterar nossas atividades sempre que necessário for. 

A SEEI é uma instituição de ensino com 22 anos de tradição, que sempre buscou desenvolver um trabalho de qualidade para as crianças e famílias que firmam conosco grandes laços de confiança. Sem dúvidas, foi esta longa história e forte rede de apoio que nos deu condições de atravessar um dos maiores desafios.

O difícil momento que a crise sanitária nos expôs, exigiu resiliência, criatividade, coletividade e muita esperança. Definitivamente, não foi fácil para nenhum de nós, entretanto, sabemos que foi um período essencial para compreendermos e nos alinharmos melhor à filosofia do nosso trabalho. Sendo assim, ao retomarmos as atividades presenciais, vimos que seria necessário uma redefinição dos nossos caminhos, para um fortalecimento da nossa identidade como instituição de ensino para bebês e crianças pequenas. 

Desta forma, a Equipe SEEI vem se mobilizando com o objetivo de rever seu Projeto Político Pedagógico, com a intenção de definir novas abordagens pedagógicas. Sabemos que o PPP é um documento construído coletivamente, com a comunidade interna e externa, portanto, estaremos sempre convidando as famílias para contribuírem conosco.  Nossas pretensões são inúmeras, e temos a ciência que o processo de reformulação de um PPP exige tempo, dedicação, trocas e estudo, por isso estimamos o tempo médio de um a três anos até alcançarmos um documento completo. Resumidamente, continuaremos a fortalecer os principais eixos que servem como base do nosso PPP, seguem abaixo:

Abordagem Socioambiental

Todos os documentos reguladores deixam explícito que as mediações da Educação Infantil devem ser pautadas nas interações e brincadeiras, entretanto, fica a critério de cada instituição decidir os espaços e recursos que serão utilizados para proporcionar estas experiências às crianças. Nosso período de afastamento nos fez pensar muito sobre nossos espaços, recursos, e sobre a exposição excessiva de tela, e a forma muitas vezes equivocada no qual estamos mediando o uso da tecnologia às crianças pequenas. Somadas a estas reflexões, a SEEI vem redescobrindo a sua essência, que se mostra inclusive no próprio nome.

As sementes da educação nos enraíza em uma filosofia que preza pelas experiências naturais, e iremos buscar, com afinco, a retomada desta abordagem como pauta de vínculo entre todas as nossas relações de ensino e aprendizagem. Nossa intenção é fazer do nosso espaço um lugar de sensibilização para as crianças, as famílias, a comunidade e a equipe, onde poderemos nos tornar mais conscientes, nos apropriando de formas de relações saudáveis e sustentáveis.

Atendemos nessa modalidade, as turmas do berçário ao 2º período.

Todos os documentos reguladores deixam explícito que as mediações da Educação Infantil devem ser pautadas nas interações e brincadeiras, entretanto, fica a critério de cada instituição decidir os espaços e recursos que serão utilizados para proporcionar estas experiências às crianças. Nosso período de afastamento nos fez pensar muito sobre nossos espaços, recursos, e sobre a exposição excessiva de tela, e a forma muitas vezes equivocada no qual estamos mediando o uso da tecnologia às crianças pequenas. Somadas a estas reflexões, a SEEI vem redescobrindo a sua essência, que se mostra inclusive no próprio nome.

As sementes da educação nos enraíza em uma filosofia que preza pelas experiências naturais, e iremos buscar, com afinco, a retomada desta abordagem como pauta de vínculo entre todas as nossas relações de ensino e aprendizagem. Nossa intenção é fazer do nosso espaço um lugar de sensibilização para as crianças, as famílias, a comunidade e a equipe, onde poderemos nos tornar mais conscientes, nos apropriando de formas de relações saudáveis e sustentáveis.

Atendemos nessa modalidade as crianças acima de 04 meses.

Dança: Ballet

A dança é muito favorável ao bem-estar físico e emocional das crianças, além de melhorar a coordenação motora e disciplinada. O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos.  

Atendemos nessa modalidade, as turmas do maternal II ao 2º período.

A dança é muito favorável ao bem-estar físico e emocional das crianças, além de melhorar a coordenação motora e disciplinada. O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos.  Atendemos nessa modalidade as crianças acima de 02 anos (turma do maternal 2).

Artes Marciais: Judô/Karatê

O judô é uma atividade que visa promover o desenvolvimento físico, emocional e social de nossas crianças. Durante essas aulas, nossos pequenos aprenderão não apenas técnicas de defesa pessoal, mas também valores importantes, como respeito, disciplina e trabalho em equipe. Além disso, o judô estimula a coordenação motora e o equilíbrio. 

Atendemos nessa modalidade, as turmas do maternal II ao 2º período.

As artes marciais, em destaque o Taekwondo, de origem oriental, tem como seus princípios básicos disciplina, hierarquia, educação, respeito, integridade, autodomínio e força de vontade. (LDB, art.29). Atendemos nessa modalidade as crianças acima de 02 anos.

Educação Socioemocional

“As escolas, em suas propostas curriculares, precisam oferecer atividades para trabalhar o socioemocional na educação infantil.”

Na educação infantil, as competências socioemocionais devem ser trabalhadas pela escola, mas o que são elas? Bem, elas se tratam da capacidade da criança de reconhecer, nomear, administrar e comunicar as próprias emoções. Ao mesmo tempo, também é a capacidade de identificar e entender as emoções expressas pelas outras pessoas. Esse desenvolvimento socioemocional é importante para a criança desenvolver a autoestima e criar vínculos sociais significativos. 

Atendemos nessa modalidade, as turmas do berçário ao 2º período.

“As escolas, em suas propostas curriculares, precisam oferecer atividades para trabalhar o socioemocional na educação infantil.”

Na educação infantil, as competências socioemocionais devem ser trabalhadas pela escola, mas o que são elas? Bem, elas se tratam da capacidade da criança de reconhecer, nomear, administrar e comunicar as próprias emoções. Ao mesmo tempo, também é a capacidade de identificar e entender as emoções expressas pelas outras pessoas. Esse desenvolvimento socioemocional é importante para a criança desenvolver a autoestima e criar vínculos sociais significativos. Atendemos nessa modalidade as crianças acima de 04 meses.

Musicalização

O objetivo é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela, fazendo com que ocorra uma apreciação afetiva e criativa dos sons que estão à sua voltada família e da comunidade (LDB, art.29).  

Atendemos nessa modalidade, as turmas do berçário ao 2º período.

O objetivo é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela, fazendo com que ocorra uma apreciação afetiva e criativa dos sons que estão à sua volta, da família e da comunidade (LDB, art.29).  Atendemos nessa modalidade as crianças acima de 04 meses.

Educação Bilíngue

A aquisição da linguagem oral é um marco importante durante a Educação Infantil, e sabemos que a inserção adequada na cultura falada é o estímulo principal para que as crianças se comuniquem, compreendendo e verbalizando. Desta forma, a proposta de uma educação bilíngue buscará inserir no cotidiano das crianças uma cultura de comunicação em dois idiomas, respeitando temáticas de interesse das crianças e da vida cotidiana.

A proposta bilíngue também não se restringe à uma carga horária de aulas por semana. Para além disso, toda a equipe da escola estará sendo sistematicamente preparada para se comunicar com as crianças utilizando a segunda língua, acompanhando a aquisição de novos vocabulários.

Sabemos que é um projeto grande, ambicioso, e estamos muito animadas e dispostas a aprendermos juntos com as crianças.

Nos ajudando neste projeto, temos a profª e coordenadora Valeska Maia, pedagoga, professora de inglês, proprietária da escola Conviver Idiomas, colaboradora da SEEI desde agosto/2021.

Atendemos nessa modalidade, as turmas do berçário ao 2º período.

A aquisição da linguagem oral é um marco importante durante a Educação Infantil, e sabemos que a inserção adequada na cultura falada é o estímulo principal para que as crianças se comuniquem, compreendendo e verbalizando. Desta forma, a proposta de uma educação bilíngue buscará inserir no cotidiano das crianças uma cultura de comunicação em dois idiomas, respeitando temáticas de interesse das crianças e da vida cotidiana.

A proposta bilíngue também não se restringe à uma carga horária de aulas por semana. Para além disso, toda a equipe da escola estará sendo sistematicamente preparada para se comunicar com as crianças utilizando a segunda língua, acompanhando a aquisição de novos vocabulários.

Sabemos que é um projeto grande, ambicioso, e estamos muito animadas e dispostas a aprendermos juntos com as crianças.

Nos ajudando neste projeto, teremos a profª e coordenadora Valeska Maia, pedagoga, professora de inglês, proprietária da escola Conviver Idiomas, colaboradora da SEEI desde agosto/2021.

 Atendemos nessa modalidade as crianças acima de 04 meses.

Interações a partir da Arte

As vivências artísticas na Educação Infantil são muito mais amplas e complexas do que muitas vezes acreditamos. A potencialidade da experimentação das diversas manifestações de arte, proporcionam um espaço de desenvolvimento interno e externo que, muitas vezes, é restringido pela ausência de estímulos.

Por este motivo, buscaremos ter a Arte como uma linguagem didática viva e presente, não restringindo-a apenas à uma carga horária específica, caracterizando uma aula especializada, mas sim preparando a equipe e os espaços para que as possibilidades artísticas estejam ao alcance das crianças durante toda a sua permanência na escola.

Atendemos nessa modalidade, as turmas do berçário ao 2º período.

As vivências artísticas na Educação Infantil são muito mais amplas e complexas do que muitas vezes acreditamos. A potencialidade da experimentação das diversas manifestações de arte, proporcionam um espaço de desenvolvimento interno e externo que, muitas vezes, é restringido pela ausência de estímulos.

Por este motivo, buscaremos ter a Arte como uma linguagem didática viva e presente, não restringindo-a apenas à uma carga horária específica, caracterizando uma aula especializada, mas sim preparando a equipe e os espaços para que as possibilidades artísticas estejam ao alcance das crianças durante toda a sua permanência na escola.

Para desenvolvimento de tal projeto contaremos com a parceria da profª Janaína Ninfa Ramos da Silva, licenciada em educação artística, colaboradora da SEEI desde junho/2022.

Atendemos nessa modalidade as crianças acima de 04 meses.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo